Na febre familiar do Mediterrâneo, a bula brasileira do canaquinumabe não indica o medicamento para qualquer paciente: ela condiciona a indicação à colchicina, e o faz por três caminhos alternativos, não cumulativos. Saber qual deles é o do paciente, e provar exatamente aquele, resolve o pedido antes de qualquer discussão sobre rol. Este artigo separa as três portas, mostra o que documenta cada uma e responde à leitura equivocada mais comum da auditoria, que é tratar a doença como quadro episódico.
A indicação vem com uma condição escrita dentro dela
Na febre familiar do Mediterrâneo, o canaquinumabe não é indicado para qualquer paciente com a doença. A bula brasileira condiciona a indicação, e é essa condição que decide o pedido antes de qualquer discussão sobre rol, sobre lei ou sobre jurisprudência.
"Ilaris é um bloqueador de interleucina-1 beta indicado para o tratamento das seguintes Síndromes Febris Periódicas autoinflamatórias: Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina (CAPS), em adultos e crianças com 2 anos ou mais, incluindo Síndrome Autoinflamatória Familiar desencadeada pelo Frio (FCAS) / Urticária Familiar ao Frio (FCU), Síndrome de Muckle-Wells (MWS) e Doença Inflamatória Multissistêmica de Início Neonatal (NOMID) / Síndrome crônico-infantil-neurológica-cutâneo-articular (CINCA); Síndrome Periódica Associada ao receptor do Fator de Necrose Tumoral (TRAPS) em adultos e crianças com 2 anos ou mais; Síndrome da Hiperimunoglobulinemia D (HIDS) / Deficiência da Mevalonato Quinase (MKD) em adultos e crianças com 2 anos ou mais; Febre Familiar do Mediterrâneo em adultos e crianças com 2 anos ou mais, nos quais a colchicina é contraindicada, não é tolerada, ou não apresenta uma resposta adequada, apesar da maior dose tolerável de colchicina. (...) Ilaris também é indicado para o tratamento de: Doença de Still: Ilaris é indicado para o tratamento da doença de Still ativa, incluindo a Doença de Still do Adulto (DSA) e Artrite Idiopática Juvenil Sistêmica (AIJS) em pacientes com 2 anos ou mais, que não tenham respondido adequadamente à terapia anterior com medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e corticosteroides sistêmicos."
Fonte: bula do profissional de saúde do Ilaris, publicada em domínio da Novartis Brasil. Ressalva declarada: o Bulário Eletrônico da ANVISA não pôde ser aberto na preparação deste artigo, e a versão transcrita é a da apresentação em pó liofilizado. Antes de citar a bula em petição, baixe a bula vigente da apresentação prescrita no bulário oficial.Ler isso com atenção economiza processo. A operadora costuma tratar a falha da colchicina como um requisito único e vago. Não é. São três situações distintas, cada uma com um tipo próprio de prova, e o relatório precisa dizer qual delas é a do paciente.
| Situação | O que precisa estar documentado |
|---|---|
| Colchicina contraindicada | A condição clínica que contraindica, nomeada, e a razão da contraindicação. É a porta mais objetiva das três |
| Colchicina não tolerada | O evento adverso, com data, a dose em que ocorreu e a conduta adotada. Intolerância sem registro de evento não se sustenta |
| Resposta inadequada apesar da maior dose tolerável | Qual foi a maior dose tolerada, por quanto tempo, e o que continuou acontecendo: frequência de crises, duração, febre, marcadores inflamatórios |
A terceira porta é a mais usada e a mais mal documentada. A bula não fala em falha da colchicina, fala em resposta inadequada apesar da maior dose tolerável. Isso é uma exigência de duas partes: houve escalonamento até o limite que o paciente tolerou, e ainda assim a doença permaneceu ativa. Relatório que diz apenas "sem resposta à colchicina" deixa a metade mais importante de fora, e a auditoria devolve o pedido pedindo justamente isso.
O canaquinumabe não está no rol, e isso diz menos do que parece
A negativa quase sempre começa pela mesma frase: o medicamento não consta do rol da ANS. É verdade, e é irrelevante do jeito que a operadora usa.
Ou seja: a ausência do nome canaquinumabe no rol não significa exclusão do canaquinumabe, porque o rol praticamente não nomeia princípios ativos nesse ponto. Nenhum dos imunobiológicos efetivamente autorizados todos os dias pelas operadoras aparece pelo nome ali. Se a ausência do nome bastasse para negar, nenhum deles seria coberto.
O que verificamos, e até onde. Buscamos as palavras canaquinumabe, canakinumabe e Ilaris no texto integral do Anexo I da RN 465/2021 publicado pela ANS, na versão consolidada até a RN 571/2023, e no Anexo II das diretrizes de utilização. Não constam. A versão consolidada mais recente do Anexo I não pôde ser aberta na preparação deste artigo. Antes de afirmar em juízo que o medicamento não figura no rol vigente, confira a versão em vigor no portal da agência.
Uma verificação que ficou pela metade, e é honesto dizer. Localizamos, no Anexo II das diretrizes de utilização, referência a um item cujo título traz o nome da febre familiar do Mediterrâneo. Não conseguimos ler o texto desse item nem confirmar a que procedimento ele se vincula, e por isso não o utilizamos como fundamento neste artigo. Registramos a existência da pista porque ela pode abrir uma porta melhor do que a discussão de cobertura fora do rol, e vale a conferência direta no Anexo II vigente antes de escrever a inicial.
Por que a operadora subestima esta doença, e como isso se responde
A febre familiar do Mediterrâneo produz crises que passam. Entre elas, o paciente parece bem. Isso cria uma leitura errada e muito comum na auditoria: a de que se trata de quadro episódico e autolimitado, que não justificaria terapia biológica de alto custo.
A resposta a essa leitura não está na crise, está no que a inflamação persistente causa ao longo do tempo. O relatório precisa deslocar o eixo: do sintoma para o risco acumulado, com os marcadores que o demonstram no paciente concreto.
| Registro | Efeito |
|---|---|
| Marcadores inflamatórios entre as crises, e não só durante | Desmonta a tese de quadro episódico, que é a base da recusa |
| Número de crises por período, com datas | Transforma gravidade em medida, e medida é mais difícil de rebater |
| Dias de afastamento escolar ou de trabalho | Traduz o impacto funcional, que sustenta a urgência |
| Vigilância de complicação renal, com os exames que a acompanham | É o ponto que muda a natureza do pedido, de controle de sintoma para prevenção de dano |
| Histórico familiar e confirmação diagnóstica | Fecha a alegação de diagnóstico presuntivo, frequente em doença rara |
A não incorporação ao SUS é um fato de mão dupla, e a operadora só conta um lado. Contra o poder público, ela pesa. Contra a operadora de plano de saúde, ela não vincula: a saúde suplementar tem regime próprio, definido pela Lei 9.656/1998 e pelas resoluções da ANS, e a decisão de não incorporar ao sistema público não é decisão sobre cobertura contratual.
Mais do que isso, ela pode ser usada a favor do paciente. Se o medicamento não foi incorporado ao SUS e não há dispensação pública, então não existe a alternativa terapêutica equivalente e acessível que a operadora costuma invocar. O mesmo documento que ela junta para dizer que o tratamento não é consagrado prova que o paciente não tem para onde ir.
A outra molécula, e a pergunta que a operadora vai fazer
Também na febre familiar do Mediterrâneo existe mais de um bloqueador de interleucina-1 em uso, e a operadora tende a oferecer o outro. A resposta é a mesma de todo este grupo, e ela é documental: tentativa anterior com dose, duração e desfecho, ou contraindicação e intolerância com data.
Veja neste outro artigo: o mesmo pedido pela anacinra, e o que muda quando a molécula é outra
Veja neste outro artigo: quem escolhe a molécula quando duas tratam a mesma doença
A segunda onda da negativa, e a que mais derruba liminar. Como o canaquinumabe é aplicado por via subcutânea, a operadora costuma sustentar, depois de perder a discussão sobre o rol, que se trata de medicamento de uso domiciliar, excluído pelo art. 10, inciso VI, da Lei 9.656/1998. É a alegação mais frequente e a mais respondível, desde que o pedido tenha sido escrito antecipando-a. O tratamento completo desse ponto, com o que precisa constar do relatório e do pedido, está no artigo principal deste grupo.
Os outros artigos deste grupo
| Artigo | Quando ir para ele |
|---|---|
| Canaquinumabe para CAPS | Síndromes periódicas associadas à criopirina: FCAS, Muckle-Wells e NOMID/CINCA |
| Canaquinumabe para doença de Still | Doença de Still do adulto e artrite idiopática juvenil sistêmica, a única com porta de entrada em diretriz |
| Canaquinumabe para febre familiar do Mediterrâneo | Quando a colchicina falha, não é tolerada ou é contraindicada |
| Canaquinumabe para TRAPS | Síndrome associada ao receptor do fator de necrose tumoral, com acórdão específico |
| Canaquinumabe para HIDS e deficiência de mevalonato quinase | A mais rara das indicações, e a de argumento mais limpo |
| Canaquinumabe para gota | A única deste grupo que no Brasil não está em bula, e por isso muda de regime |
| Canaquinumabe ou anacinra: quem escolhe | Quando a operadora aceita tratar mas quer impor a outra molécula |
Para o médico assistente
O canaquinumabe é negado em duas ondas, e as duas se respondem no relatório, antes de qualquer discussão judicial. A primeira ataca a indicação, a segunda a via de aplicação.
| Elemento | Por que a norma ou a prática o exige |
|---|---|
| A doença pelo nome exato da bula, e não pelo nome genérico do grupo | A bula brasileira nomeia cada síndrome separadamente, e a correspondência literal entre o diagnóstico e o texto da indicação é o que afasta a alegação de uso fora de bula |
| A idade do paciente | Todas as indicações do canaquinumabe na bula brasileira exigem 2 anos ou mais, e a operadora verifica isso |
| O que já foi tentado antes, com dose, duração e resultado | É o que responde à alegação de existência de alternativa terapêutica equivalente, que é o elo mais atacado |
| Intolerância ou contraindicação a alternativa, com data e evento | Fecha a alternativa por segurança e não apenas por eficácia, o que é mais difícil de rebater |
| Consequência clínica esperada da demora, de forma concreta | É o que sustenta a urgência, e a formulação genérica de risco costuma ser insuficiente |
| Por que a aplicação exige acompanhamento e não é autoadministração de rotina | É o que antecipa a alegação de medicamento de uso domiciliar, que costuma ser a segunda linha de defesa |
Uma condição que vem antes de todas as outras. O relatório precisa refletir o que efetivamente ocorreu com aquele paciente. Nenhum item deste texto deve ser incluído em um laudo se não for clinicamente verdadeiro. O que está descrito aqui é o que a norma exige que o documento enderece, e não o que ele deva concluir. Documento que afirma o que não aconteceu não ajuda o paciente: expõe o médico e compromete o caso.
Para o médico assistente: veja também o que o relatório médico precisa conter para que a negativa seja analisada, com o roteiro por tipo de pedido.
Preclusão da prova documental. A operadora tem em seu poder o parecer da sua auditoria médica, o protocolo interno que aplicou, o registro da solicitação com data e o histórico de autorizações do beneficiário. Se contesta alegando ausência de indicação, existência de alternativa terapêutica ou caráter domiciliar do tratamento, e não junta esses documentos, que lhe seriam favoráveis se confirmassem o alegado, opera-se a preclusão da prova documental. O momento de produzir prova documental preexistente é a contestação, na forma do art. 434 do Código de Processo Civil, e não a fase seguinte.
Perguntas frequentes
Preciso ter usado colchicina antes de pedir o canaquinumabe?
Não necessariamente. A bula brasileira prevê três situações alternativas: colchicina contraindicada, colchicina não tolerada, ou resposta inadequada apesar da maior dose tolerável. Basta uma delas, e o relatório precisa dizer qual é a do paciente, com a prova correspondente.
O que significa resposta inadequada apesar da maior dose tolerável?
Significa duas coisas ao mesmo tempo: que a dose foi aumentada até o limite que o paciente suportou, e que mesmo assim a doença permaneceu ativa. O relatório precisa registrar qual foi essa dose máxima tolerada, por quanto tempo foi mantida, e o que continuou acontecendo, com frequência de crises e marcadores inflamatórios.
O plano diz que é doença de crises, que passam sozinhas. Como responder?
Deslocando o eixo do sintoma para o risco acumulado. Os marcadores inflamatórios medidos entre as crises, e não apenas durante, são o registro que desmonta a leitura de quadro episódico, junto com a vigilância de complicação renal e a contagem de crises por período.
A febre familiar do Mediterrâneo está no rol da ANS?
O canaquinumabe não figura no Anexo I nem é nomeado nas diretrizes de utilização, na versão que conseguimos verificar. Localizamos, no Anexo II, referência a um item cujo título traz o nome da doença, mas não conseguimos ler seu texto nem confirmar a que procedimento se vincula, e por isso não o utilizamos. Vale conferir o Anexo II vigente antes de escrever a inicial.
O plano pode oferecer a outra molécula no lugar?
Tenta, e é a defesa mais consistente que tem. Ela cai quando o relatório registra tentativa anterior com a outra molécula, com dose, duração e desfecho, ou contraindicação e intolerância com data. Sem esse registro, a substituição costuma ser aceita.
Em resumo
Na febre familiar do Mediterrâneo, a indicação do canaquinumabe vem condicionada, e a condição tem três portas alternativas: colchicina contraindicada, não tolerada, ou sem resposta adequada apesar da maior dose tolerável. O relatório precisa dizer qual é a porta e prová-la. A recusa típica trata a doença como quadro episódico, e a resposta está nos marcadores medidos entre as crises, na contagem de crises por período e na vigilância de complicação renal, que deslocam o pedido do controle de sintoma para a prevenção de dano.