Este é o caso mais didático do cluster. O rituximabe não tem essa indicação em bula no Brasil e, ainda assim, foi incorporado ao SUS exatamente para ela, em 2024. E o inciso II do art. 10, § 13, da Lei 9.656/1998 não exige bula: exige recomendação da comissão de incorporação. O argumento, portanto, é de texto legal, e não de analogia. Este artigo mostra até onde ele vai e onde para.
Fora da bula, dentro do SUS
A púrpura trombocitopênica imune é o caso mais didático de todo o cluster, e o mais defensável entre os usos fora da bula. O rituximabe não tem essa indicação em bula no Brasil. E, ainda assim, foi incorporado ao SUS exatamente para ela.
Incorporação, no âmbito do Sistema Único de Saúde, do rituximabe e do romiplostim para o tratamento de indivíduos adultos com púrpura trombocitopênica idiopática primária refratária ou dependente de corticoide.
Fonte: informe oficial do Conselho Nacional de Secretários de Saúde sobre a publicação da portaria, com confirmação independente em publicação do Conselho Federal de Farmácia.Essa combinação é incomum e vale entender por quê. A incorporação ao SUS não depende de a indicação constar da bula: depende da avaliação de eficácia, segurança e custo-efetividade feita pela comissão. Quando ela ocorre, produz um efeito jurídico direto no sistema suplementar.
O argumento é de texto de lei, não de analogia
A cobertura de tratamento não previsto no rol deverá ser autorizada desde que "existam recomendações pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), ou exista recomendação de, no mínimo, 1 (um) órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional, desde que sejam aprovadas também para seus nacionais."
Fonte: texto consolidado da Lei 9.656/1998, Presidência da República.Leia com atenção o que esse inciso não exige. Não exige que a indicação conste da bula. Não exige registro para aquela indicação específica. Exige recomendação da comissão. Havendo incorporação ao SUS para a mesma indicação, o inciso está preenchido pela sua letra.
Onde está o limite, e é preciso dizê-lo. A lei estruturou os incisos I e II como alternativos, ligados pela palavra "ou". O Supremo, na ADI 7.265, leu dentro do dispositivo requisitos que o acórdão enuncia como cumulativos. Por isso o argumento da incorporação, embora forte, é uma peça e não o caso inteiro: continua sendo necessário endereçar a inexistência de alternativa adequada e as demais condições.
Veja neste outro artigo: a diferença entre os dois critérios alternativos da lei e os cinco requisitos cumulativos lidos pelo STF, e por que ela decide o pedido
A condição que a portaria descreve
A incorporação não foi para qualquer púrpura trombocitopênica. Foi para o quadro refratário ou dependente de corticoide, em adultos. O pedido precisa afirmar essa correspondência com essas palavras, e não deixá-la subentendida.
| Elemento | Por que decide |
|---|---|
| Refratariedade ou corticodependência, caracterizada | É a condição descrita no ato de incorporação. Sem ela, a correspondência com a portaria se perde |
| Corticoterapia usada, com dose, duração e resposta | É o que caracteriza a refratariedade ou a dependência, e não a afirmação isolada |
| Contagem de plaquetas e histórico de sangramento | Dimensiona a gravidade e sustenta o pedido de urgência |
| Outras linhas tentadas, se houver | Responde à alegação de existência de alternativa adequada |
| Idade do paciente | A incorporação é para adultos, e em pediatria o argumento muda |
Um detalhe que a defesa pode explorar. A mesma portaria incorporou também o romiplostim. A operadora pode sustentar que a alternativa adequada existe e é essa. O relatório precisa antecipar isso, dizendo por que o rituximabe é a escolha para aquele paciente, e não deixar a comparação em aberto.
O precedente que soma
Além do argumento da incorporação, vale o precedente do STJ sobre rituximabe em uso off label, que liga a licitude da cobertura ao registro do medicamento na ANVISA, e não à indicação registrada. Os dois fundamentos são independentes e se reforçam.
Veja neste outro artigo: o precedente do STJ em caso de rituximabe e como se monta um pedido de uso fora da bula
Declaração de limite. Não localizamos, em fonte que tivéssemos efetivamente aberto e lido, decisão de tribunal brasileiro sobre cobertura de rituximabe em púrpura trombocitopênica imune por plano de saúde. Registramos a ausência em vez de preencher com citação não conferida.
Por que o argumento do uso domiciliar não se sustenta aqui
O rituximabe existe em duas apresentações. A endovenosa, por infusão em acesso exclusivo, e a subcutânea, aplicada na parede abdominal, indicada para linfoma folicular e linfoma difuso de grandes células B e apenas a partir do segundo ciclo, depois de a primeira dose ter sido feita por via intravenosa.
Isso praticamente encerra o argumento do uso domiciliar. Mesmo a forma subcutânea exige primeira dose intravenosa e administração em serviço de saúde, por profissional, com monitorização. A bula não prevê autoadministração em casa. A operadora que invoca o art. 10, VI, da Lei 9.656/1998 nesse contexto está descrevendo um medicamento que não é este.
Veja neste outro artigo: o quadro completo do rituximabe, com os três caminhos jurídicos da cobertura e o mapa por doença
Para o médico assistente
A negativa recai sobre o paciente, mas o documento que a sustenta ou a derruba é o relatório médico. Estes são os pontos que o pedido de rituximabe costuma exigir, qualquer que seja a doença.
| Elemento | Por que a norma ou a prática o exige |
|---|---|
| Correspondência entre o quadro e a indicação aprovada, ou a razão do uso fora dela | Define se o pedido é dentro da bula ou off label, o que muda inteiramente a exigência de prova |
| Via de administração e necessidade de aplicação em serviço de saúde | É o que responde à alegação de uso domiciliar |
| O que já foi tentado, com dose, duração e resultado | Responde antecipadamente à alegação de que existe alternativa adequada |
| Base do diagnóstico, com exame confirmatório quando existir | É onde a auditoria concentra o ataque quando a doença é incomum |
| Consequência clínica esperada da demora | É o que sustenta o pedido de urgência, e costuma faltar |
Uma condição que vem antes de todas as outras. O relatório precisa refletir o que efetivamente ocorreu com aquele paciente. Nenhum item deste texto deve ser incluído em um laudo se não for clinicamente verdadeiro. O que está descrito aqui é o que a norma exige que o documento enderece, e não o que ele deva concluir. Documento que afirma o que não aconteceu não ajuda o paciente: expõe o médico e compromete o caso.
Para o médico assistente: veja também o que o relatório médico precisa conter para que a negativa seja analisada, com o roteiro por tipo de pedido.
Preclusão da prova documental. A operadora detém o parecer da auditoria médica, o protocolo interno aplicado ao caso, o registro da solicitação e a data de cada movimentação. Se contesta alegando uso fora da indicação ou existência de alternativa e não junta esses documentos, que estão em seu poder e lhe seriam favoráveis se confirmassem o alegado, opera-se a preclusão da prova documental. O momento de juntar documento preexistente é a contestação, e não a fase seguinte.
Perguntas frequentes
O rituximabe está aprovado para púrpura trombocitopênica imune?
Essa indicação não consta da bula do rituximabe no Brasil, de modo que o uso é off label. Por outro lado, o medicamento foi incorporado ao SUS para essa indicação pela Portaria SECTICS/MS nº 63, de 20/12/2024, em adultos com quadro refratário ou dependente de corticoide.
Se não está na bula, como o plano pode ser obrigado a cobrir?
Pelo art. 10, § 13, inciso II, da Lei 9.656/1998, que admite a cobertura quando existirem recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. O inciso não exige que a indicação conste da bula: exige a recomendação da comissão. Havendo incorporação para a mesma indicação, ele está preenchido pela sua letra.
Isso basta para ganhar o caso?
Não sozinho. A lei estruturou os dois incisos como alternativos, mas o Supremo, na ADI 7.265, leu requisitos que o acórdão enuncia como cumulativos. O argumento da incorporação é forte e resolve uma parte, mas ainda é preciso endereçar a inexistência de alternativa adequada e as demais condições.
Qual quadro está abrangido pela incorporação?
A púrpura trombocitopênica idiopática primária refratária ou dependente de corticoide, em adultos. O relatório precisa caracterizar a refratariedade ou a corticodependência com dose, duração e resposta da corticoterapia, e não apenas afirmá-las.
O plano ofereceu romiplostim no lugar. Pode?
A mesma portaria incorporou também o romiplostim, o que a operadora pode invocar como alternativa adequada. O relatório precisa antecipar essa comparação e dizer por que o rituximabe é a escolha para aquele paciente, em vez de deixar o ponto em aberto.
Vale para criança?
A incorporação descreve indivíduos adultos. Em paciente pediátrico o argumento da incorporação enfraquece, e o pedido passa a depender mais dos demais elementos da cobertura fora do rol, incluindo literatura específica para aquela faixa etária.
Em resumo
Este é o caso mais didático do cluster: o rituximabe não tem essa indicação em bula e, ainda assim, foi incorporado ao SUS para ela, pela Portaria SECTICS/MS nº 63, de 20/12/2024, em adultos com quadro refratário ou dependente de corticoide. O art. 10, § 13, II, da Lei 9.656/1998 não exige bula: exige recomendação da CONITEC. O argumento é de texto legal, mas é uma peça, não o caso inteiro, porque o STF leu requisitos cumulativos na ADI 7.265. O relatório precisa caracterizar a refratariedade e antecipar a comparação com o romiplostim, incorporado na mesma portaria.